Shiatsu
Técnica de massagem japonesa, a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (Atsu) com os dedos (Shi), sendo uma das ramificações da MTJ (Medicina Tradicional Japonesa) em cima dos canais de energia do corpo chamado de meridianos, criando o equilibrio do fluxo da energia vital (“Ki”).
Serviços Shiatsu
O Shiatsu é uma das ramificações da MTJ (Medicina Tradicional Japonesa) que trabalha com pressão com os dedos em cima dos canais de energia do corpo chamado de (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital (“Ki”). Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras Terapias.
Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueléticas com o objetivo de atuar na circulação “energética” através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética.
O terapeuta, usa os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo e joelho, dependendo da linhagem praticada, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações das articulações, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa.
Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético. A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo bio-médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenómeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um caso.
BENEFÍCIOS
• Permite uma avaliação imediata do estado do organismo;
• Não se usam remédios nem aparelhos, é aplicada exclusivamente com as mãos, cotovelos, joelhos e pés;
• Não provoca sensações desagradáveis nem efeitos secundários;
• É recomendada para qualquer idade;
• Aumenta a resistência à enfermidade;
• Cria o sentido de mútuo apoio entre o terapeuta e o paciente;
• Dá vigor à pele;
• Estimula a circulação dos fluidos vitais, sangue e linfa;
• Melhora a flexibilidade muscular;
• Corrige as deformações do esqueleto, sobretudo a crianças e adolescentes;
• Regula as funções das glândulas endócrinas, pituitária, corpo pineal, tiróide, ovários, testículos, supra-renais, pâncreas, paratiróide, timo;
• Melhora a harmonia do sistema nervoso;
• Estimula o normal funcionamento dos órgãos vitais, oxigenando as células e eliminando os produtos do metabolismo.
INDICAÇÕES
O Shiatsu é recomendado contra problemas de coluna, stress, insónia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples dor de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.
Tratamento do stress;
Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang);
Harmonização interior;
Relaxamento geral;
Revitalização;
Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal;
Manutenção e prevenção da saúde;
Eliminação de toxinas;
Alívio de dores;
Eliminação do “peso” sobre os ombros e nuca, etc…
CONTRA-INDICAÇÕES
O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fracturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubos) contra-indicados para a gestante.
O que precisamos para a sua primeira consulta
Para que seja possível um diagnostico correto e preciso, necessitamos de saber sobre:
Lista de medicamentos que está a tomar
Historial Médico Familiar
O seu Historial Médico
A Nossa Missão, Melhores Cuidados de Saúde